Banheiro Seco2018
BANHEIRO SECO MAIS LINDO DO MUNDO
O banheiro seco cumpre todas as funções de um sanitário convencional sem utilizar água em seu sistema e produz insumos que podem ser utilizados para fertilização de plantações e agroflorestas. Com diversos modelos possíveis de construção, vê-se nessa tecnologia social, mais do que um sistema alternativo de saneamento, o banheiro seco se encarado como solução dentro de uma realidade fechada como vivemos, é a resposta para os diversos problemas relacionados ao saneamento público, pois em uma única tecnologia, resolvemos problemas como contaminação do solo e da água.
O banheiro seco “Mais lindo do mundo“, localizado no Centro Inkiri Piracanga na Península de Maraú - BA, projetado pela Arquiteta Irina Biletska, nasceu de um pedido da Comunidade Inkiri, que buscava inserir para a comunidade e visitantes uma alternativa ecológica de saneamento. Foi através desse banheiro que conseguiram mudar alguns paradigmas em relação ao assunto pois quando as pessoas chegam, se depararam com um espaço bonito, agradável e limpo, que reeduca os usuários com um uso diferente e consciente, além de preservar os lençóis freáticos da região que são muito próximos ao solo.
Com aproximadamente 150 moradores e recebendo em torno de 2 mil visitantes por ano, o banheiro seco tem suprido a necessidade de uso, e se tornou um ponto de referência na Ecovila.
O projeto foi executado pela equipe de bioconstrução da escola de Natureza e Alarife Construccion Natural, e contou com o método de compostagem inserido pelo arquiteto e permacultor Joao Lucas de Carvalho Neves do LACAN, Laboratório de Permacultura sediado no Mato Grosso, em que microorganismos são responsáveis pela decomposição, eliminação de mau cheiro e higienização do espaço.
Por estar localizado no clima tropical úmido, houve a necessidade de separação dos dejetos, e como opção prática, construiu-se em obra um assento com separador de urina. Esse deverá ser bem projetado para garantir um conforto e bom funcionamento, mas também poderá ser adquirido através de fornecedores que vendem a bacia sanitária pronta, como a Biosánita.
Dessa forma, a urina segue pelo separador e as fezes que caem no tanque são compostadas através de enzimas e bactérias aceleradoras de decomposição e transformadas em chorume líquido, ou seja, um biofertilizante que escoa para uma próxima câmara subterrânea. Esse insumo final pode ser diluído e utilizado para pulverização de plantações ou seguir diretamente para o círculo de bananeira junto da água da pia e da urina.
Todas as câmaras possuem uma abertura para verificação da mesma e retirada do insumo, e do lado externo do banheiro, conectado ao primeiro tanque de dejeto, um tubo de exaustão preto que, com o calor, esquenta permitindo que o ar suba e elimine odores.
Esse modelo de banheiro é normalmente utilizado para espaços públicos e eventos pela facilidade em seu sistema e capacidade de uso, porém deverá ser analisado e considerado para cada região e clima, devendo ou não ser feita a separação de dejetos, além de ser necessário o estudo e escolha de diferentes microrganismos, com um cuidado diário.