top of page

título. Projeto Loteamento Arandis

ano. 2022

local. Maraú, Bahia

estado. projeto

área. 98.364m²

A península de Marau, na Bahia, é o local de um novo bairro sustentável, projetado com novas ideias de urbanismo ecológico e urbanismo agrícola. O bairro possui 60 lotes, cada um medindo entre 1000 e 3000 m², e está situado em uma leve encosta com vista para o oceano e a Bahia de Camamu. O bairro possui agrofloresta integrada em cada lote e incorpora áreas protegidas (APP) em uma porção significativa do terreno. A comunidade tem como objetivo criar um estilo de vida regenerativo e melhorar a biodiversidade, ao mesmo tempo em que acelera o reflorestamento da área. Por meio da presença humana, a comunidade pretende produzir alimentos de forma sustentável, preservando e aprimorando o meio ambiente.
A localização do bairro é particularmente atraente, com a bela praia de Arandis a apenas 5 minutos a pé. A praia é perfeita para o surfe, permitindo que os residentes desfrutem de esportes aquáticos nas águas cristalinas da Bahia. Além disso, uma escola inspirada na pedagogia Waldorf está localizada a 15 minutos de carro da comunidade, oferecendo uma excelente educação enquanto promove valores de sustentabilidade e conservação ambiental.
O bairro também está situado perto de várias aldeias com mercados orgânicos, lojas, restaurantes e centros de terapia e medicina holística. A comunidade promove ativamente os negócios locais e apoia a economia local, criando uma comunidade próspera e sustentável.
O aeroporto mais próximo do bairro é Ilhéus, que está localizado a aproximadamente 2,5 horas de carro. Há também um pequeno aeroporto em Barra Grande, que fica a cerca de 30 minutos de carro. Para voos internacionais, o aeroporto internacional de Salvador é a opção mais próxima.
O bairro está situado dentro de uma floresta existente, com muitas espécies protegidas já vivendo na área. A comunidade está comprometida em preservar a floresta existente enquanto trabalha para aprimorá-la por meio de práticas sustentáveis. Além disso, a comunidade está planejando produzir mel com abelhas nativas que vivem no bioma de mangue, contribuindo ainda mais para o ecossistema local.
A área central do bairro inclui espaços comuns para uniões, quiosques e outras comodidades projetadas para interação social e construção de comunidade, promovendo um senso de união e pertencimento. As áreas comuns também são projetadas para acomodar uma variedade de atividades, incluindo um espaço esportivo multifuncional e trilhas de bicicleta, fornecendo aos moradores oportunidades de recreação e exercício. O porto para barcos pequenos permite que os moradores explorem o manguezal e a Bahia de Camamu, e os dois lagos na propriedade oferecem um refúgio tranquilo da vida cotidiana.
Em geral, o bairro na península de Marau, Bahia, é um modelo exemplar de vida sustentável

 

bottom of page