Objet dynamique vectoriel1.png
Projetos

título. Projeto Escola

ano. 2016

local. Serra Grande, Bahia

estado. em construção

construção. Jefferson Cruz @jeff_bambu

área. 300 m²

técnicas construtivas. tijolos solo cimento;  

bambu

tecnologias. saneamento ecológico; fotovoltaico; ventilação e iluminação naturais; 

teto. verde; cerâmico

A pedagogia ativa praticada na escola influenciou diretamente o projeto arquitetônico. A partir dessa proposta holística de educação, os espaços foram pensados para servirem aos processos pedagógicos e suas demandas de integração com a agrofloresta, as hortas e a cozinha, além das salas multifuncionais.

Ainda em processo de criação e construção, o projeto se desenvolve em conjunto com a comunidade, priorizando a integração das pessoas e a criação de um espaço bem estruturado para as crianças.

Com o objetivo de introduzir novas tecnologias construtivas no povoado e gerar novos empregos, trabalhadores locais estão sendo capacitados para trabalhar com bambu, tijolos de solo-cimento e tintas naturais, Assim, além da construção da escola, o projeto está ajudando a formar um grupo de trabalhadores autônomos, que poderão gerir suas próprias bioconstruções no futuro.


A dificuldade de acesso à comunidade onde se localiza à escola, no litoral sul da Bahia, foi decisiva para a opção pela produção artesanal e local - 95% do barro utilizado foi adquirido no terreno e foi construída uma fábrica para a confecção de tijolos de solo cimento no local. Alunos reuniram mais de 50 mil garrafas de vidro, que foram reutilizadas no contrapiso das salas – o que significou uma contribuição considerável para a redução do lixo na comunidade e promoveu uma ampla conscientização sobre a questão dos resíduos sólidos.
Atualmente, a escola possui três salas. A quarta encontra-se em construção. A estrutura foi feita em bambu e conta com teto verde e telhado de cerâmica, além de sistemas de saneamento ecológico e energia fotovoltaica. A ventilação e iluminação naturais são pontos importantes no projeto, pois contribuem para uma melhor aprendizagem. Há ainda um espaço cultural com telhado em vigas recíprocas que se tornou simbolo da comunidade - assim como uma viga apoiada na outra sustenta o todo, uma comunidade unida suporta tudo.

Maramar4