Objet dynamique vectoriel1.png
Projetos

título. Projeto M & B

ano. 2016

local. Serra Grande, Bahia

estado. concluída

área. 170 m²

construção. Jefferson Cruz e equipe @jeff_bambu

paisagismo. Annamaria Binazzi e Jonatas Santana 

técnicas construtivas. hiperadobe; terra compactada; tijolo ecológico; bambu

tecnologias. aquecimento solar; captação de água pluvial; saneamento ecológico

teto. verde

Localizado em uma fazenda que segue princípios sustentáveis, este projeto foi dividido em duas áreas - pública e privada - conectadas por um hall de entrada.      

A área pública tem cozinha, salas de jantar e estar integrados para abrigar a intensa vida social da família, que recebe muitas visitas cotidianamente.

Varandas espaçosas, com vista para a floresta, conectam a casa com a natureza do entorno. O jardim também está localizado estrategicamente para que os pais possam acompanhar as crianças enquanto elas brincam ao ar livre.

A combinação de paredes de hiperadobe com telhado verde cria uma considerável massa térmica, deixando a casa fresca mesmo nos dias mais quentes. Além disso, a abertura no telhado verde permite a ventilação e iluminação natural em toda casa.

Na finalização, foram usadas tintas de argila, que mantém o nível de umidade mais benéfico à saúde. Madeiras e bambus foram obtidas no próprio terreno.

Completando o ciclo de integração ambiental, as águas cinzas são tratadas em círculos de bananeiras e as águas negras vão para a fossa de evapotranspiração. Para o aquecimento da água foi utilizado um sistema híbrido (elétrico e solar).

Mostrar Mais