Objet dynamique vectoriel1.png
Projects

título. Projeto Casa Acolhimento

ano. 2017

local. Piracanga, Bahia

estado. em construção

área. 130 m²

técnicas construtivas.  hiperadobe; bambu

tecnologias. captação de água pluvial; aquecimento de água solar; saneamento ecológico;  fogão rocket; ventilação e iluminação naturais;

teto. cerâmico

O ponto de partida deste projeto foi o desejo dos moradores de contemplar, da sala de estar, a floresta de bromélias que ocupa parte do terreno. Outro fator importante foi a orientação solar: como a rotina do casal inclui uma meditação matutina, o nascimento do sol deveria ser visto e sentido na varanda próxima ao quarto. Com orçamento pré-definido, todo o projeto arquitetônico foi pensado dentro do montante disponível para a construção.

 A casa tem banheiro seco e placas fotovoltaicas para gerar energia. Graças à disposição do terreno, foi possível posicionar as câmaras de termocompostagem e o telhado para o norte, de modo a intensificar o aproveitamento da luz solar.

A utilização de várias técnicas de bioconstrução –  adobe, hiperadobe, pau-a-pique, cordwood, reboco e pintura naturais – uniu profissionais experientes e aprendizes, uma vez que vários cursos foram promovidos ao longo da obra.

press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom