título. Projeto Casa Acolhimento
ano. 2017
local. Piracanga, Bahia
estado. em construção
área. 130 m²
técnicas construtivas. hiperadobe; bambu
tecnologias. captação de água pluvial; aquecimento de água solar; saneamento ecológico; fogão rocket; ventilação e iluminação naturais;
teto. cerâmico
O ponto de partida deste projeto foi o desejo dos moradores de contemplar, da sala de estar, a floresta de bromélias que ocupa parte do terreno. Outro fator importante foi a orientação solar: como a rotina do casal inclui uma meditação matutina, o nascimento do sol deveria ser visto e sentido na varanda próxima ao quarto. Com orçamento pré-definido, todo o projeto arquitetônico foi pensado dentro do montante disponível para a construção.
A casa tem banheiro seco e placas fotovoltaicas para gerar energia. Graças à disposição do terreno, foi possível posicionar as câmaras de termocompostagem e o telhado para o norte, de modo a intensificar o aproveitamento da luz solar.
A utilização de várias técnicas de bioconstrução – adobe, hiperadobe, pau-a-pique, cordwood, reboco e pintura naturais – uniu profissionais experientes e aprendizes, uma vez que vários cursos foram promovidos ao longo da obra.