Objet dynamique vectoriel1.png
Projects

título. Projeto Loteamento Uiraporã

ano. 2016

local. Serra Grande, Bahia

estado. em construção

área. 3.91hec

 

Os caminhos para pedestres, localizados no interior do bairro, foram desenhados para o maior aproveitamento do ambiente natural e dos encontros espontâneos entre os moradores, além de incentivar a realização das atividades cotidianas a pé.
As vias curvas para veículos impedem que os carros circulem em alta velocidade, priorizando os pedestres e a segurança das crianças.
O bairro é setorizado em duas partes. A parte fechada é composta pelos lotes residenciais e espaços comunitários, já a parte aberta é formada pelo espaço educacional e de lazer, além de espaços previstos para casas geminadas e áreas comerciais.  
Além da área residencial composta por 21 lotes, o bairro possui espaços destinados para comércio e serviço que estão localizados na divisão entre bairro e vila, atendendo ambas as partes. Para compor essas áreas são previstas atividades como escritórios, ateliês, mercados, entre outros estabelecimentos que atendem as necessidades básicas dos moradores, além de proporcionar trabalho local.
O espaço educativo e de lazer é composto por uma escola primária e clube esportivo, localizados ao lado do campo de futebol existente, além de atividades para integrar a educação da criança de forma mais ativa no dia-a-dia da comunidade. 
As áreas comuns são compostas pelo centro comunitário, biopiscina, parquinhos, casa na árvore e outros espaços para diversão das crianças, além de produção agroecológica e árvores frutíferas nativas que serão plantadas para a produção de alimentos para a comunidade.
Dentro do bairro encontra-se uma área de preservação da Mata Atlântica ao lado da BR-001. Essa mata está conectada com alguns lotes, além de possuir uma trilha que percorre toda a sua extensão, proporcionando atividades como observação de pássaros, contemplação e o aproveitamento de forma consciente dessa biodiversidade.

Mostrar Mais